RELIGIÃO

Lula lamenta morte de papa Francisco e decreta luto oficial por 7 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias em todo o território nacional em razão do falecimento do papa Francisco, ocorrido nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, no Vaticano. Em comunicado oficial, Lula ressaltou o comprometimento do pontífice com a justiça social, a paz e a defesa dos mais vulneráveis.

“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O papa Francisco viveu e transmitiu diariamente o amor, a tolerância e a solidariedade que fundamentam os ensinamentos cristãos”, declarou o presidente.

Lula também relembrou os encontros que teve com o líder religioso, nos quais trocaram ideias e valores em comum. “Nas ocasiões em que eu e Janja tivemos a bênção de nos encontrar com o papa Francisco e sermos calorosamente recebidos por ele, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais dos quais o mundo sempre necessitou — e continuará necessitando”, afirmou.

O presidente ainda destacou o papel de Francisco na abordagem de temas cruciais como as mudanças climáticas e a desigualdade social. “Com simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe para o centro da Igreja questões urgentes como o clima. Criticou de forma contundente os modelos econômicos que alimentam injustiças e promovem desigualdade entre países e indivíduos. Esteve sempre ao lado dos que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todo tipo de preconceito”, destacou.

O luto oficial decretado por sete dias é um reflexo da relevância de papa Francisco para o Brasil, nação que abriga a maior população católica do planeta. Durante esse período, a bandeira nacional será mantida a meio mastro em todas as repartições públicas, em sinal de respeito e homenagem ao líder espiritual.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo