
Colonos israelenses estabeleceram um novo assentamento ilegal na segunda-feira (11/08) em Atara, noroeste de Ramallah. De acordo com a agência Wafa, as forças de ocupação israelenses (IOF) invadiram Jabal al-Khirba — um sítio arqueológico na entrada da cidade — acompanhadas por escavadeiras. A ação reforça a política de expansão colonial, que visa deslocar palestinos e ameaçar a estabilidade regional.
Os pastores na região de Al-Hamma, no norte do Vale do Jordão, deixaram seus pastos e foram perseguidos pela IOF até áreas próximas às suas tendas na mesma área. De acordo com um relatório da Comissão de Resistência ao Muro e aos Assentamentos, emitido no início de agosto, levaram ao deslocamento de 33 comunidades beduínas desde 7 de outubro de 2023.
Na vila de Burqa (noroeste de Nablus), colonos e escavadeiras destruíram terras agrícolas e arrancaram oliveiras centenárias na área de al-Wadi, próxima à estrada entre Jenin e Nablus. Fatin Salah, do Comitê de Defesa da Terra de Burqa, denunciou o ato como parte de um plano para expandir estradas coloniais.
Uma criança palestina foi morta e dezenas ficaram feridas na segunda-feira depois que as forças de ocupação israelenses atacaram vários civis que esperavam por ajuda no centro da Faixa de Gaza, de acordo com fontes médicas.
WAFA News Agency
Mortes na Faixa de Gaza
Na manhã desta segunda-feira (11/08), 7 civis morreram após um bombardeamento israelense em Khan Yunis e 3 na Faixa de Gaza. Em um ataque no bairro de Zeitoun, na Cidade de Gaza, 41 pessoas ficaram feridas, sendo a maioria crianças, de acordo com uma fonte do Hospital al-Quds.
LEIA MAIS | Israel mata os jornalistas Anas al-Sharif e Mohammed Qreiqeh da Al Jazeera
Uma família de oito pessoas sofreu um mártir em Zeitoun, a emissora catari Al Jazeera informa que as vítimas foram a mãe, o pai e seis crianças.
A guerra de Israel em Gaza matou pelo menos 61.430 pessoas e feriu 153.213, segundo o Ministério da Saúde do Enclave. Ao menos 217 pessoas já morreram por fome no território palestino.
O post Israel intensifica ocupação em Gaza e desloca 33 famílias no Vale do Jordão apareceu primeiro em Opera Mundi.