POLÍTICA

X, de Elon Musk, acusa Moraes de “censura” após sanções dos EUA e apoia Trump

Elon Musk fazendo a saudação nazista no primeiro dia do governo Trump. Foto: reprodução

A rede social X, de propriedade de Elon Musk, publicou uma mensagem elogiando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelas sanções impostas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na Lei Magnitsky. Em texto divulgado na sexta-feira (9), uma conta oficial da plataforma afirmou que o governo norte-americano estaria “travando uma batalha global para defender a liberdade de expressão”, definindo-a como “um dos pilares da democracia”.

O X acusou Moraes de conduzir “uma campanha de censura e violação” e relembrou o bloqueio da rede no Brasil em 2024, quando a empresa se recusou a cumprir determinações judiciais que exigiam a suspensão de políticos e jornalistas — incluindo estrangeiros — críticos ao ministro e a seus aliados. A publicação também citou o artigo 19 do Marco Civil da Internet, que foi declarado inconstitucional pelo STF, como um mecanismo que anteriormente protegia intermediários online e cuja derrubada teria enfraquecido a liberdade de expressão no país.

A plataforma listou ainda outros confrontos jurídicos travados em países como União Europeia, Austrália, Índia e Reino Unido, alegando que medidas governamentais nessas regiões representariam restrições à livre manifestação. Segundo a rede, o movimento de Trump contra Moraes se insere em um esforço maior para resistir a “decisões autocráticas e regulamentações internacionais que favorecem o controle do pensamento em detrimento da liberdade individual”.

O elogio público ocorre em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, provocado por tarifas comerciais e sanções que Washington impôs a autoridades brasileiras. O caso reforça o alinhamento da rede de Elon Musk à narrativa do governo norte-americano de que a ação contra Moraes faz parte de uma defesa da liberdade de expressão em escala global.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo