
O cruzador lança-mísseis guiados USS Lake Erie, da Marinha dos Estados Unidos, atravessou o Canal do Panamá na noite de sexta-feira (30). A embarcação seguiu do Pacífico em direção ao Caribe, após a ordem do governo Trump de deslocar navios de guerra para áreas próximas à costa da Venezuela.
De acordo com jornalistas da AFP, o navio foi visto por volta das 21h30, no horário local (23h30 em Brasília), passando por uma das eclusas e navegando rumo ao Atlântico. Oficialmente, a movimentação faz parte de uma operação antidrogas anunciada por Washington, que prevê reforço militar no sul do Caribe.
Moradores da região acompanharam a passagem. “Eu não sabia que o navio ia passar… fiquei surpreso”, contou Alfredo Cedeno, técnico de saúde de 32 anos, que registrou imagens da embarcação. Antes disso, o Lake Erie permaneceu dois dias atracado no Porto de Rodman, na entrada pacífica do canal.
A mobilização norte-americana ocorre em meio a fortes tensões com o governo de Nicolás Maduro. Washington acusou o presidente venezuelano de chefiar um cartel de drogas e aumentou a recompensa por sua captura para US$ 50 milhões. Apesar das acusações, os Estados Unidos não anunciaram qualquer intenção de invasão.
Em resposta, Caracas enviou 15 mil agentes para a fronteira com a Colômbia e anunciou patrulhas navais e aéreas com drones. Maduro também declarou ter colocado mais de quatro milhões de milicianos em alerta diante das “ameaças” americanas.
O USS Lake Erie tem 173 metros de comprimento, desloca 9.800 toneladas e está baseado no porto de San Diego, na Califórnia. O navio integra a frota norte-americana equipada com mísseis guiados.
🇺🇸 Navio de guerra dos EUA USS Lake Erie cruza o Canal do Panamá RUMO AO CARIBE
O navio lançador de mísseis USS Lake Erie entrou no Canal do Panamá na noite de sexta-feira, vindo do Pacífico em direção ao Caribe, durante movimentação naval dos EUA perto da Venezuela. pic.twitter.com/JjdifzPpLk
— RT Brasil (@rtnoticias_br) August 31, 2025