POLÍTICA

VÍDEO – Lula ganha elogios de Macron em encontro na ONU: “Guerreiro”

O presidente Lula (PT) e o presidente da França, Emmanuel Macron. Foto: Reprodução

O presidente da França, Emmanuel Macron, chamou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de “guerreiro” durante encontro na 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O elogio foi registrado em vídeo publicado nas redes sociais de ambos nesta quarta-feira (24).

Nas imagens, os dois aparecem em abraços, de braços dados e apertando as mãos. Antes do discurso de Lula, Macron desejou sorte ao brasileiro e afirmou: “Você é um guerreiro”.

A boa relação entre os presidentes não é novidade. Em junho, durante visita de Lula à França, eles foram fotografados juntos em frente à Torre Eiffel.

Uma das imagens foi compartilhada pela embaixada francesa no Brasil em homenagem ao Dia dos Namorados, acompanhada da frase: “Como se diz em francês: L’amour n’a pas de frontières. (O amor não tem fronteiras)”. O texto celebrava “a amizade duradoura entre nossos dois países” e destacava “parceria, confiança, trocas culturais e muito carinho”.

Trump também elogia Lula na ONU

O clima de cordialidade com Macron ocorreu no mesmo dia em que Donald Trump citou Lula em seu discurso de abertura da Assembleia Geral. O presidente dos Estados Unidos afirmou ter tido uma “química excelente” com o petista.

“Nós conversamos e nós concordamos em conversar na próxima semana. Ele parece um homem muito agradável e eu gosto dele. E ele gosta de mim. E eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Quando eu não gosto de uma pessoa, eu não gosto, mas tivemos esses 30 segundos ali, foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal”, declarou Trump.

Apesar dos elogios, Lula criticou políticas defendidas por Washington em sua fala na ONU. O presidente classificou as sanções econômicas como “arbitrárias”, cobrou o fim do “genocídio em Gaza” e reafirmou a necessidade do reconhecimento de um Estado Palestino.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo