
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste domingo (28) de uma caminhada em Brasília em homenagem aos 95 anos do Ministério da Educação. Ao final do percurso, o petista fez uma provocação direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que “nossa atividade não tem motociata, tem caminhada com educadores”, em referência aos passeios de moto que marcaram o governo anterior. O evento reuniu ministros, servidores e autoridades no trajeto de 3km pela Esplanada dos Ministérios.
Vestindo camiseta comemorativa vermelha do MEC, shorts, tênis e o boné com o slogan “O Brasil é dos brasileiros”, Lula completou o percurso em 34 minutos, tendo largado às 7h18 e cruzado a linha de chegada às 7h52. Durante a caminhada, que passou em frente ao Congresso Nacional e à Praça dos Três Poderes, o presidente de 79 anos chegou a acelerar o ritmo em pelo menos quatro pequenas corridas ao longo do trajeto. O evento também oferecia opções de corrida de 5km e 10km para os participantes.
Começando o dia com bastante disposição. Caminhada de 95 anos do MEC. Por uma educação soberana! 🏃
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/7FU3eBGhmN
— Lula (@LulaOficial) September 28, 2025
O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e de uma comitiva de ministros que incluía Camilo Santana (Educação), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Alexandre Padilha (Saúde), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Fernando Haddad (Fazenda). Também participaram o presidente do PT, Edinho Silva, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, que se juntaram ao grupo ao final da prova.
Em seu discurso após completar o percurso, Lula reforçou o tom da crítica ao governo anterior sem citar nominalmente Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar.
“Gente, isso aqui [mostra] a nossa civilidade. Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores”, disse o presidente, arrancando aplausos dos presentes. A fala faz referência às polêmicas motociatas que caracterizaram o governo Bolsonaro e aos episódios envolvendo o chamado “gabinete do ódio”.
A participação em eventos esportivos reforça o discurso que Lula vem sustentando desde a campanha eleitoral de 2022 sobre a importância de manter hábitos saudáveis. O petista, que completará 80 anos em outubro, frequentemente menciona que está fisicamente bem e que toma os devidos cuidados com a saúde.