
O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do partido na Câmara, publicou nesta sexta-feira (6) um vídeo cobrando duramente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pelo aumento explosivo da violência contra mulheres no estado. O post já ultrapassou 2 milhões de visualizações no X.
No vídeo gravado dentro do carro, Lindbergh cita números alarmantes: alta de 43% nos casos de estupro em todo o estado de São Paulo em cinco anos e aumento de 76% nos feminicídios apenas na capital paulista em 2025. “É crime ser mulher em São Paulo?”, questionou o parlamentar.
Os dados utilizados por Lindbergh têm origem na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e no Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Relatórios divulgados em 2025 confirmam que o estado registrou o maior número de feminicídios da série histórica, com destaque para a capital, que concentra a maior parte das ocorrências.
Segundo o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, os estupros em São Paulo cresceram 43,2% entre 2019 e 2024, enquanto os feminicídios na cidade de São Paulo saltaram 76% somente no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Lindbergh Farias aproveitou a publicação para lembrar o “Dia Nacional de Luta pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, celebrado em 6 de dezembro, e acusou diretamente a gestão Tarcísio de omissão: “A brutalidade contra as mulheres virou rotina no governo do Republicanos”.
Tarcísio precisa explicar!
Estupros cresceram 43% em SP nos últimos 5 anos e o feminicídio subiu 76% na capital.No dia de defesa da vida das mulheres, o governador deve uma resposta: o que será feito pra parar essa violência? pic.twitter.com/HR2Eoztjgw
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) December 7, 2025



