POLÍTICA

VÍDEO: Haddad revela se Lula será candidato à reeleição em 2026; confira

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, durante entrevista ao podcast Três Irmãos – Foto: Reprodução

Neste sábado (27), Fernando Haddad (PT) confirmou que o presidente Lula (PT) disputará a reeleição em 2026. “Ele [Lula] é candidato a presidente, sim”, afirmou durante entrevista ao Podcast Três Irmãos. A fala encerra as especulações sobre a permanência do petista na corrida eleitoral.

Questionado sobre a possibilidade de se lançar novamente à Presidência em 2030, o ministro da Economia respondeu que não descarta a hipótese, mas preferiu não antecipar planos. “Muita coisa pode acontecer”, destacou. Ele lembrou que sua candidatura em 2018, quando perdeu para Jair Bolsonaro (PL), não estava inicialmente nos planos.

Fernando Haddad ressaltou que uma candidatura não deve ser encarada como decisão pessoal. “Candidatura à Presidência não pode ser um projeto de uma única pessoa. ‘Eu vou ser’. Não faz sentido isso”, disse. Ele acrescentou que entrou na disputa de 2018 com seriedade e não apenas para compor o cenário político.

O ministro também comentou que a vitória em eleições presidenciais depende de fatores imprevistos: “Você faz planos para ser prefeito, para ser ministro. Mas, para ser presidente, quase que o destino precisa te catapultar para essa posição”.

No início de setembro, Lula havia dito que ainda não havia decidido sobre a reeleição, mas que, caso fosse candidato, seria para vencer. “Só tem uma hipótese de eu não ser candidato, é se eu tiver algum problema de saúde, ou se aparecer um candidato melhor do que eu”, declarou em entrevista ao SBT.

Lula também reforçou que pretende impedir o retorno da extrema direita ao governo: “Uma coisa eu posso te dizer: a extrema direita não voltará a governar este país. Porque os democratas deste país não irão permitir. Se eu tomar a decisão de ser candidato, eu digo para todo mundo, eu serei candidato para ganhar eleições, e aí não importa quem seja o candidato adversário.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo