
O deputado federal bolsonarista Marcel van Hattem (Novo-RS) armou um barraco em defesa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após se irritar com uma pergunta feita pelo comentarista Fabio Piperno durante o programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, na quarta-feira (30).
“O senhor é um apoiador de longa data das ideias do presidente Trump. O senhor, inclusive, esteve presente à posse dele… Então, gostaria de saber se o senhor está arrependido de ter apoiado o presidente Trump e se o senhor aprova a elevação das tarifas aos produtos brasileiros”, questionou Piperno.
Van Hattem reagiu com indignação: “Eu esperava mais seriedade de sua pergunta e não esse ar de deboche”. O parlamentar não respondeu diretamente sobre o apoio a Trump, mas fez questão de atacar o comentarista: “Eu acho que a Jovem Pan pode tratar melhor os seus convidados por meio de perguntas feitas de forma mais séria”.
Em seguida, disse que nunca foi apoiador incondicional do norte-americano e se definiu como liberal contrário a taxações. “Eu sou contra a política de taxações… Eu fui crítico da política de taxação de Donald Trump”, afirmou.
Apesar da negativa, o bolsonarista foi flagrado dançando com aliados durante a comemoração da posse de Trump. No vídeo, ele é chamado para o centro da pista pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), atualmente presa na Itália. Os dois aparecem dançando ao som de “Balada”, do cantor bolsonarista Gusttavo Lima.
Bolsonaristas celebram em um baile após a posse de Donald Trump com presidente dos Estados Unidos da América ao som de “Balada” música de Gusttavo Lima.
Entre eles estão Carla Zambelli, Coronel Aginaldo , secretário de Segurança em Caucaia, e Marcel van Hattem.
Reprodução pic.twitter.com/BX0tI1iKnn
— Jogo Político (@jogopolitico) January 22, 2025
Van Hattem, medroso, desviou o foco da pergunta original e passou a atacar o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Lula, o PT e até Joe Biden, acusando-os de perseguirem conservadores. “O que o Alexandre de Moraes fez contra cidadãos americanos agrediu a Constituição americana”, disse.
“O Biden financiou organizações para interferir no processo eleitoral brasileiro… O escândalo do USA está aberto”, completou o bolsonarista, em tom conspiratório, sugerindo interferência internacional no Brasil.
O bate-boca terminou com o clima ainda mais tenso entre os dois. Após ser acusado de apoiar a anistia para golpistas do 8 de janeiro, Van Hattem deu chilique: “O senhor não vai fazer fake news ao vivo, não vai mentir ao meu respeito, não vai me difamar e não vai dizer que eu defendi ato golpista. O senhor se retrate”.
Fabio Piperno, por sua vez, recusou: “Eu não vou me retratar com o senhor, porque o senhor defende anistia pra golpista. Pra quem estava lá acampado. Pra quem ficou setenta dias acampado”.
Assista abaixo:
O que você acha desse tal de Piperno? Deixem seus comentários.
👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻👇🏻 pic.twitter.com/87mksO68qZ— Brazukka (@mattiellosv) July 30, 2025