POLÍTICA

Vendas da Tesla despencam até 60% na Europa, enquanto as da BYD disparam

O CEO da Tesla, Elon Musk. Foto: Reprodução

As vendas de veículos elétricos da Tesla despencaram nos dois maiores mercados da Europa. Em julho, os registros caíram 60% no Reino Unido e 55% na Alemanha, segundo dados oficiais divulgados na terça-feira (5). No sentido oposto, a fabricante chinesa BYD viu suas vendas quintuplicarem no mesmo período.

A reformulação do Model Y não foi suficiente para conter a queda. A marca americana enfrenta forte reação negativa após o dono da empresa, Elon Musk, assumir um cargo no governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, e apoiar publicamente o republicano nas eleições presidenciais do ano passado.

Musk foi responsável pela criação do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), que eliminou diversas agências federais e provocou milhares de demissões no serviço público.

Na Alemanha, a Tesla vendeu apenas 1.110 carros em julho. No Reino Unido, foram 987 veículos registrados. O recuo da empresa também se repetiu em outros mercados europeus importantes, com queda acumulada de 45% em dez países que representam mais de 80% das vendas da marca no continente.

BYD em alta

Enquanto isso, a BYD registrou forte crescimento. A montadora chinesa vendeu 1.126 carros na Alemanha no mês passado, quase cinco vezes mais que no mesmo período do ano anterior. No Reino Unido, as vendas cresceram mais de 300%, chegando a 3.184 unidades. No acumulado de 2025, a BYD já vendeu 7.449 veículos apenas na Alemanha.

Segundo pesquisa da S&P Global Mobility, a fidelidade dos clientes da Tesla nos EUA despencou após Musk entrar para o governo Trump.

Em junho de 2024, 73% dos donos de veículos da marca voltavam a comprar um Tesla. Em março de 2025, esse número caiu para 49,9%. Com a pressão crescente, Musk deixou o cargo no governo republicano no fim de maio.

BYD estuda fábrica na Alemanha: será a terceira na Europa - Farol da Bahia
Fábrica da chinesa BYD. Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo