MUNDO

Trump já é reprovado por 54% dos estadunidenses

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta queda de popularidade diante do agravamento dos indicadores econômicos. Pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pela Reuters, em parceria com o instituto Ipsos, mostra que 54% dos norte-americanos acreditam que o país segue na direção errada no campo econômico.

A aprovação geral de Trump recuou para 41%, um ponto abaixo do levantamento anterior. Em julho, o índice chegou a 40%, o menor desde seu retorno à Casa Branca. Apenas 35% dos entrevistados aprovam sua gestão econômica, e só 28% avaliam positivamente a condução do custo de vida — ambos em queda em relação a pesquisas anteriores.

O enfraquecimento do mercado de trabalho e a alta da inflação são apontados como fatores centrais para essa insatisfação. Em agosto, a criação de empregos perdeu fôlego e a taxa de desemprego subiu para 4,3%, o maior patamar em quase quatro anos. Ainda assim, parte do eleitorado segue confiando mais no Partido Republicano do que no Democrata quando o assunto é economia (34% contra 24%).

A retórica política também influencia na percepção pública. Após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, Trump afirmou, em um memorial realizado no domingo, que “a violência vem, em grande parte, da esquerda”. Apesar disso, ao longo do ano, pesquisas apontam o extremismo político como o principal problema do país, citado por 28% dos entrevistados, acima da economia, mencionada por 16%.

Se a economia fragiliza sua aprovação, a política migratória aparece como ponto de maior respaldo. Cerca de 42% dos americanos aprovam as medidas adotadas pelo governo, como as prisões em massa de pessoas suspeitas de estarem ilegalmente no país — o índice mais alto de apoio registrado para Trump em qualquer tema específico da pesquisa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo