
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou expulsar milhares de moradores de rua de Washington, DC, após declarar no domingo (10/08) que seu governo está determinado a “retomar nossa capital”, marcada por “tendas, miséria, sujeira e crime”.
“Antes das tendas, da miséria, da imundície e do crime, era a capital mais bonita do mundo. Em breve, voltará a ser”, escreveu o presidente dos EUA em uma publicação no domingo.
A Casa Branca anunciou na semana passada um aumento da presença de forças federais na cidade após uma suposta agressão a Edward Coristine, um ex-funcionário do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), que foi vítima de uma tentativa de sequestro de carro.
Trump usou o incidente para declarar que “o crime está totalmente fora de controle” e alertou que poderia usar seus poderes para colocar a cidade sob controle federal se as autoridades locais “não se recompusessem, e rápido”.
Dados oficiais, no entanto, contradizem a impressão de Trump sobre a deterioração . Os crimes violentos caíram 26% e os roubos, 29% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso de acordo com dados do Departamento de Polícia Metropolitana de Washington, D.C. De fato, o Departamento de Justiça informou que 2023 foi o ano com a menor taxa de crimes violentos em mais de 30 anos.
Official White House / Joyce N. Boghosian
O Conselho Metropolitano de Governos de Washington informou que atualmente há aproximadamente 5.138 pessoas em situação de rua na cidade , uma redução de 9% em relação ao ano anterior. Embora esse número seja maior do que em 2022 e 2023, ainda é consideravelmente menor do que os níveis registrados na década de 2010.
Houve um debate jurídico sobre se o presidente tem o poder de federalizar Washington, D.C. Embora Trump já tenha proposto essa ideia anteriormente, a Lei de Autonomia de 1973 restringe sua capacidade de fazê-lo, pois concede aos moradores da cidade o direito de eleger seu próprio prefeito e vereador. Embora o presidente possa assumir temporariamente o Departamento de Polícia Metropolitana em circunstâncias de emergência, não está claro se as condições legais para isso estão atendidas.
Organizações de direitos civis, como o National Homeless Law Center, alertaram que criminalizar a pobreza e a falta de moradia não resolve o problema subjacente e pode piorar as condições dos indivíduos mais vulneráveis.
Trump disse que realizará uma coletiva de imprensa na manhã de segunda-feira (11/08) para discutir “o fim do crime, assassinato e morte na capital do nosso país”, bem como “a limpeza física geral, a renovação e as condições da nossa outrora bela e bem conservada capital”.
O post Trump ameaça expulsar mais de 5 mil moradores de rua de Washington apareceu primeiro em Opera Mundi.