
O senador Romário (PL-RJ) respondeu às críticas de setores bolsonaristas que cobravam seu apoio ao impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais na última sexta-feira (8), o parlamentar afirmou que já enfrentou “pressão muito maior” e negou qualquer ruptura com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Tenho boa relação com o PL e sigo trabalhando pelo Rio e pelo Brasil nas pautas que sempre defendi, como esporte, saúde, inclusão e defesa das pessoas com deficiência”, declarou Romário, acrescentando: “Não devo nada a ninguém”.
A reação veio após cobranças públicas de Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), filho do ex-presidente, que em tom provocativo questionou: “E aí, Romário? Vai continuar vivendo do gol de 94 ou vai mostrar que também sabe jogar pelo povo? O impeachment do Moraes é sua chance de brilhar de novo”.
Ver essa foto no Instagram
O pastor Silas Malafaia, importante aliado bolsonarista, também criticou a postura do senador: “Eu sempre achei o Romário um cara combativo, bocudo, [que] não tem medo de falar… [Está] calado, escondido. Que vergonha”.
Em mensagem privada obtida pela imprensa, Malafaia teria sido ainda mais incisivo: “Lhe apoiei nas eleições, influenciei evangélicos a votarem em você e agora você se omite nessa hora fundamental”.
Apesar das negativas públicas, observadores políticos notaram mudanças significativas no perfil digital do senador. Romário apagou diversas publicações que o associavam a Jair Bolsonaro, incluindo fotos e vídeos da campanha eleitoral de 2022, quando foi reeleito com apoio explícito do então presidente. O ex-jogador também deixou de seguir Bolsonaro no Instagram.
A movimentação foi interpretada por setores bolsonaristas como um distanciamento tático. Em grupos de apoiadores do ex-presidente, mensagens como “traidor” e “livramento para Bolsonaro” ganharam força. Alguns chegaram a pedir a expulsão de Romário do PL.
Em sua nota, Romário manteve o tom conciliador, mas reafirmou sua independência: “Prefiro falar olhando no olho. Não uso rede social para fazer intriga”. E finalizou: “Aos que confiam no meu trabalho, obrigado pelo apoio de sempre. Aos que não confiam, só lamento”.
VERGONHA! Senadores Romário e Ciro Nogueira pic.twitter.com/5nvX7dZu17
— Silas Malafaia (@PastorMalafaia) August 7, 2025