POLÍTICA

PT condena movimentações dos EUA contra a Venezuela: “Defesa da soberania”

O secretario de Relações Internacionais do PT e senador Humberto Costa. Foto: Reprodução/Alessandro Dantas

A Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) acompanhou com preocupação as recentes movimentações militares dos Estados Unidos (EUA) no Mar do Sul do Caribe e ameaças à Venezuela. Em nota divulgada neste sábado (30), o senador Humberto Costa (PE), secretário nacional de Relações Internacionais do PT, afirmou que o partido não aceita ameaças nem atos violentos contra a Venezuela.

Humberto Costa reafirmou o apoio do PT à soberania e à autodeterminação do povo venezuelano, destacando que “Reafirmamos nosso firme apoio à permanente defesa da soberania, da integridade territorial e da autodeterminação dos povos, princípios fundamentais que norteiam a política externa brasileira e a atuação do Partido dos Trabalhadores”.

A nota do PT enfatiza a importância da cooperação regional e da diplomacia pacífica. O partido alerta que intervenções externas autoritárias não são necessárias para enfrentar os desafios da América do Sul, como ressaltou Humberto Costa: “Nossa região quer permanecer um exemplo ao mundo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas”.

O comunicado reforça a necessidade de serenidade diante das tensões internacionais. “Neste momento, é imperativo que prevaleça a serenidade e o compromisso com a solução pacífica dos problemas que enfrentam os países do continente. Mais uma vez ratificamos nossa posição: ameaças e atos violentos desrespeitam a nossa tradição do diálogo e da construção de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”, disse.

Embarcação americana em direção à Venezuela nos mares caribenhos. Foto: Reprodução/Getty Images

O partido também destacou os laços históricos e culturais entre Brasil e Venezuela, assim como a importância de manter relações estáveis com todas as nações da América do Sul. “O Partido dos Trabalhadores valoriza os profundos laços históricos, culturais e humanos que unem o Brasil ao povo venezuelano, bem como a todas as nações irmãs da América do Sul”, afirma a nota.

A nota manifesta confiança na atuação do governo brasileiro, e na condução de suas políticas diplomáticas. Conforme a declaração oficial: “O Partido dos Trabalhadores expressa seu pleno apoio à contínua atuação do Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, de forma altiva e responsável, trabalha através dos canais diplomáticos e das instâncias multilaterais para promover a paz, o entendimento e a cooperação em nossa região e no mundo”.

O partido reforçou que acompanha de perto os acontecimentos no Mar do Sul do Caribe e manterá seu compromisso com a defesa da integridade territorial e da autodeterminação dos povos, pilares que guiam a política externa brasileira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo