POLÍTICA

PRTB desmente ex-dirigente e nega convite a Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Foto: Jessica Koscielniak/Reuters

O presidente nacional do PRTB, Amauri Pinho, negou que o partido tenha convidado o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para se filiar e disputar a Presidência em 2026. Ele afirmou que a informação não procede e atribuiu a declaração ao ex-dirigente Leonardo Avalanche, que foi afastado e expulso da legenda.

“Não procede a notícia de que houve conversa com o deputado Eduardo Bolsonaro, sobre sua filiação”, disse o atual dirigente do partido. Ele assumiu o comando no fim de agosto, após atuar como vice-presidente, e tem tentado controlar as crises internas.

A ideia é tentar reposicionar o partido e criar uma imagem de sigla de centro após a candidatura frustrada de Pablo Marçal à Prefeitura de São Paulo em 2024. Avalanche foi o principal responsável pela campanha do ex-coach.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ex-presidente do PRTB disse que vai realizar pesquisas para testar possíveis candidatos e incluirá o filho do ex-presidente. Ele foi retirado da legenda em 4 de setembro após ser acusado de simular a expulsão de membros da antiga executiva nacional.

Pablo Marçal e Leonardo Avalanche. Foto: Reprodução

Segundo Pinho, Avalanche não tem autoridade para falar em nome do partido. “Ele não possui qualquer poder para propor filiações ou candidaturas. Essas informações não refletem a posição da atual executiva do PRTB”, argumentou.

Eduardo criou uma crise interna no PL por conta da aliança de Valdemar Costa Neto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O filho do ex-presidente ameaçou deixar a sigla por acreditar que existia uma tentativa de enfraquecer Bolsonaro.

Lideranças do Centrão e do próprio PL têm descartado uma eventual candidatura do deputado à Presidência. Nos bastidores, Tarcísio é visto como o nome mais forte da extrema-direita para a disputa do Palácio do Planalto em 2026.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo