BRASILECONOMIA

Petrobras Retorna à Distribuição de Gás de Cozinha Após Cinco Anos

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2025 – A Petrobras anunciou na noite de quinta-feira (7) o retorno ao setor de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. A decisão, aprovada pelo conselho de administração da estatal, marca uma reversão da política de desinvestimentos e alinha-se ao novo plano estratégico da companhia.

Após vender sua subsidiária Liquigás há cinco anos, a Petrobras retoma a atuação no segmento com o objetivo de integrar a distribuição de GLP a seus demais negócios no Brasil e no exterior, além de focar em soluções de baixo carbono. A informação foi divulgada em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A volta da Petrobras ao mercado de GLP atende a uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem defendido a necessidade de a estatal reassumir sua função social e estratégica no abastecimento nacional. Lula já havia criticado publicamente o impacto da saída da empresa no preço do gás para o consumidor final.

Detalhes sobre a forma de atuação da Petrobras no mercado de GLP ainda não foram especificados. Contudo, a estatal possui liberdade para retomar essa atividade, diferentemente do setor de combustíveis líquidos (gasolina e diesel), onde há um impedimento contratual até 2029 devido à privatização da BR Distribuidora (atual Vibra).

A medida é vista como um passo estratégico para estabilizar os preços e otimizar a logística do gás de cozinha no país, reforçando o papel da Petrobras como indutora do desenvolvimento nacional e equilibrando lucratividade com responsabilidade social e ambiental.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo