AMÉRICA LATINA

Petro rebate ameaças de Trump: ‘rude e ignorante’

Atualização às 17h48, 19 de outubro de 2025

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reagiu às acusações de seu homólogo norte-americano Donald Trump neste domingo (19/10), que alegou, sem provas, que o líder sul-americano incentiva uma produção massiva de drogas e, como medida punitiva, decidiu cortar o financiamento ao país. Chamando o republicano de “ignorante” e “rude”, o chefe de Estado colombiano reiterou que a sua nação nunca foi desrespeitoso com os Estados Unidos. Pelo contrário, “amou profundamente sua cultura”.

“Não estou no ramo como você. Sou socialista. Acredito na ajuda humanitária e no bem comum, e no bem comum da humanidade, o maior de todos: a vida, ameaçada pelo seu petróleo. Se eu não sou um empresário, muito menos um traficante de drogas, não há ganância em meu coração”, escreveu Petro em rede social. “Um mafioso é um ser humano que personifica o melhor do capitalismo: a ganância, e eu sou o oposto, um amante da vida e, portanto, um guerreiro milenar da vida. A ganância nos escapa, porque a vida é mais poderosa”.

Momentos depois, o mandatário convocou a população a se reunir na Plaza de Bolívar, na capital Bogotá, “ao lado da estátua do emancipador, o guia dos seres livres, e ao lado de sua espada”.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia rechaçou a conduta do presidente norte-americano e anunciou que recorrerá a “todas as instâncias internacionais” para defender a soberania nacional. A chancelaria ainda classificou as declarações proferidas pelo republicano como “ofensivas”, denunciando “uma ameaça direta à soberania nacional ao propor uma intervenção ilegal em território colombiano”.

“Tais abordagens transgridem todas as normas do direito internacional e da diplomacia, e especialmente os tratados internacionais que protegem a soberania, a independência e a autodeterminação dos países”, disse a pasta.

Presidente colombiano Gustavo Petro foi chamado de ‘traficante’ por Donald Trump, dos Estados Unidos
Presidencia de Colombia

Autoridades defendem Petro

O ex-presidente do Equador, Rafael Correa, foi um dos primeiros a se manifestar em solidariedade a Petro. Referindo-se a Trump, afirmou em publicação na plataforma X “que o homem mais poderoso do planeta seja um [emoji de palhaço] irresponsável, deveria preocupar toda a humanidade”.

“Força, Presidente Petro! Vai Colômbia! Vai América Latina”, acrescentou.

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, também se solidarizou com o líder colombiano, ao declarar Petro “uma das vozes dignas que buscam a paz”. Destacou que as ameaças feitas contra a Colômbia configuram “ameaças contra toda a Grande Pátria”.

No âmbito nacional, o ministro da Defesa colombiano, Pedro Sánchez, rejeitou as declarações de Trump, considerando as manifestações contra o chefe de Estado sul-americano desrespeitosas com a nação e suas forças públicas.

“Qualquer pronunciamento contra o presidente é desrespeitoso com a Colômbia. Ele é o presidente democraticamente eleito. E como ministro, atesto seu compromisso em neutralizar o narcotráfico. Se há um país que usou todas as suas capacidades e perdeu homens e mulheres lutando contra o narcotráfico, é a Colômbia. [O presidente] tem uma convicção e um compromisso absoluto de neutralizar o narcotráfico”, disse Sánchez.

Na mesma linha, o procurador-geral da República, Gregorio Eljach, defendeu Petro, ao considerá-lo um representante da unidade dos colombianos.

“Merece respeito, acompanhamento e solidariedade. Alguma evidência factual deve ser conhecida – o que eu não acredito – para fazer tal declaração contra um presidente de um Estado que funciona em uma democracia”, declarou.

O ministro da Igualdade, Juan Carlos Florián Silva, disse que o presidente dos EUA “demonstrou um comportamento típico de um ditador”, e lembrou que Petro “tem sido um defensor dos direitos humanos no mundo”, incluindo os pronunciamentos críticos contra o genocídio israelense em Gaza do qual Washington é cúmplice e a ameaça contra a soberania da Venezuela com o destacamento militar no Caribe.

O post Petro rebate ameaças de Trump: ‘rude e ignorante’ apareceu primeiro em Opera Mundi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo