
A pesquisa Latam Pulse – Brasil, divulgada nesta quinta-feira (31) pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal favorito para a disputa presidencial de 2026. Ele lidera com ampla vantagem nos dois cenários estimulados em que é apresentado como candidato.
Em uma simulação que repete o confronto das eleições de 2022, Lula aparece com 47,8% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro registra 44,2%. No entanto, Bolsonaro está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e enfrenta risco de prisão por tentativa de golpe de Estado, tornando esse cenário pouco provável.
Lula também supera Tarcísio e Michelle Bolsonaro – Em outro cenário de primeiro turno, Lula lidera com 48,5% das intenções de voto, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 33%. Quando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é testada como principal candidata da oposição, Lula mantém os 48,5%, e Michelle alcança 29,7%. Nenhum outro nome atinge mais de 7% das intenções de voto.
A vantagem de Lula também se mantém nas projeções de segundo turno. Ele venceria Tarcísio de Freitas por 50,4% a 46,6%, e derrotaria Michelle Bolsonaro com margem ainda maior: 50,6% contra 45,9%.
Imagem positiva e aprovação fortalecem candidatura – O bom desempenho de Lula nas pesquisas eleitorais está ligado à sua imagem pública. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros têm uma imagem positiva do presidente — o maior índice entre os nomes avaliados. A aprovação do seu governo é de 50,2%, superando a taxa de desaprovação, que ficou em 49,7%.
O levantamento ouviu 7.334 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho de 2025, com metodologia de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto percentual, com nível de confiança de 95%.