GERAL

Obcecado por Moraes, Glenn Greenwald é atacado por bolsonaristas e se defende com marido morto

Glenn Greewald e David Miranda

O jornalista americano Glenn Greenwald, que se tornou referência para o bolsonarismo com sua fixação doentia em Alexandre de Moraes, passou a ser alvo de ataques dos mesmos fascistas que cultivou.

Em uma sequência de mensagens no X, Greenwald escreveu que “o herói mais amado da esquerda — Rei Xandão — vive a vida de um oligarca e de um rei”, associando a ascensão patrimonial da família Moraes a contratos milionários com o Banco Master.

Em outro trecho, afirmou que “a esquerda ‘socialista’ que odeia oligarcas e desigualdade fala: a família Moraes merece isso”, ironizando a reação de setores progressistas às denúncias envolvendo o ministro do STF.

As críticas provocaram reação imediata de seu público de extrema direita, que ele tenta agradar inutilmente. Um usuário questionou diretamente o jornalista: “como se sente após poupar os ministros da suprema corte na Vaza Jato?!”.

Greenwald respondeu negando a acusação e classificando-a como infundada: “Esta é a teoria da conspiração mais burra do mundo. O arquivo que usamos veio do celular de Deltan. Vocês acham que ele continha conversas com e entre ministros do STF? Que bobagem.” A resposta não conteve a cachorrada.

A blogueira Paula Schmitt, colunista do Poder360 e fã doente dos Bolsonaros, afirmou que Greenwald estaria usando uma estratégia para desqualificar críticas. “Olha aí o canalha usando o playbook da CIA: chamando de ‘teoria da conspiração’ o que não tem como desmentir”, escreveu.

Em seguida, o debate descambou para agressões pessoais. O perfil Marcus Brum escreveu: “Teu finado companheiro era de esquerda. Tu assume que foi casado com um faccionado? Tu é muito merda.” A menção foi ao deputado David Miranda, marido de Greenwald, morto em 2023, aos 37 anos, após meses de internação em decorrência de uma infecção gastrointestinal que evoluiu para septicemia.

Diante do ataque, Greenwald usou o cadáver do companheiro como escudo. “David saiu dessa ala do PT/PSOL da esquerda, fazendo muitas críticas contundentes sobre o que e quem eles são”, disse.

O coro de críticas foi reforçado pela deputada federal Rosângela Moro, mulher do ex-juiz da 13ª Vara de Curitiba. Rosângela está pegando carona na onda contra Moraes para exaltar a operação que seu marido coordenou com Deltan Dallagnol.

“E pensar que a Lava Jato foi destruída por narrativas fantasiosas. […] Mensagens não autenticadas e inócuas, nenhuma prova fraudada ou conluio, mostradas por um hacker (criminoso) e divulgadas como se fosse o fim do mundo”, declarou a respeito do trabalho de Greenwald, seu colega de bolsonarismo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo