POLÍTICA

Lula lidera com folga no 1º turno e vence todos os adversários no 2º em 2026, diz Atlas

O presidente Lula, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador Tarcísio de Freitas – Foto: Reprodução

Nova pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que o presidente Lula (PT) lidera com folga as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários simulados.

No primeiro turno, o atual mandatário aparece com 48,5% das intenções de voto em dois cenários distintos: um contra Tarcísio de Freitas (Republicanos) e outro contra Michelle Bolsonaro (PL).

No cenário com Tarcísio, o governador de São Paulo tem 33%, enquanto os demais candidatos somam 15,7%. Apenas 2,8% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou disseram que votariam branco ou nulo. A vantagem de Lula nesse caso é de 15,5 pontos percentuais, crescimento de 4,9 pontos em relação à pesquisa anterior.

Intenção de voto para presidente em cenário com Lula – Foto: AtlasIntel

Contra Michelle Bolsonaro, Lula mantém os mesmos 48,5%, enquanto a ex-primeira-dama aparece com 29,7%. Outros candidatos somam 20,5% e 1,6% dos eleitores não souberam responder ou declararam voto branco ou nulo.

Lula lidera intenções de voto para presidente em 2026 com 48,5%, seguido por Michelle Bolsonaro (29,7%) – Foto: AtlasIntel

Já em um cenário sem Lula, com Fernando Haddad (PT) como candidato, o ministro da Fazenda empata tecnicamente com Tarcísio: 34,2% contra 33,8%. Ciro Gomes (PDT) surge com 8,5% e os demais candidatos somam 14%. Indecisos ou votos brancos e nulos chegam a 9%.

Intenção de voto em cenário sem o presidente Lula – Foto: AtlasIntel

Nos cenários de segundo turno, Lula também vence todos os possíveis adversários, incluindo Jair Bolsonaro. Contra o ex-presidente, o petista tem uma vantagem de 3,8 pontos percentuais, que cresceu 2,3 pontos entre junho e julho, segundo o levantamento.

Lula lidera em todos os cenários de 2º turno na disputa pela Presidência em 2026 – Foto: AtlasIntel

A pesquisa AtlasIntel ouviu 7.334 adultos no Brasil entre 25 e 28 de julho de 2025, por meio de recrutamento digital aleatório (RDR), que garante anonimato e reduz vieses. A margem de erro é de ±1 ponto percentual, com 95% de confiança. A amostra é representativa por sexo, renda e região.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo