
O deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou ter informado a polícia sobre o paradeiro da bolsonarista Carla Zambelli (PL) em Roma, será homenageado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), conforme informações do Metrópoles.
A moção de aplausos foi protocolada nesta sexta-feira (1º) pelo deputado estadual Paulo Fiorilo (PT) e deve ser publicada no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.
Bonelli ganhou destaque após publicar em sua conta no X que foi ele quem avisou as autoridades italianas sobre a presença de Zambelli em um apartamento na capital do país.
A denúncia levou à prisão da deputada, condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/T/o/Vm1IZ3RiOVFchkhXzk5w/agf20230802012.jpg)
Na justificativa do pedido, Fiorilo destacou que “ao informar às autoridades italianas o paradeiro da parlamentar condenada, Angelo Bonelli demonstrou elevado senso de responsabilidade institucional, compromisso com os valores democráticos e respeito à cooperação jurídica internacional”.
Zambelli segue presa no presídio de Rebibbia, nos arredores de Roma. A Justiça italiana decidiu mantê-la detida após a audiência de custódia realizada na sexta-feira (1º).
O Brasil já formalizou o pedido de extradição, mas a tramitação pode levar até dois anos. O recurso da defesa contra a prisão preventiva será analisado apenas em meados de agosto.