POLÍTICA

Igreja católica é a instituição que os brasileiros mais confiam, diz Datafolha

Santuário de Nossa Senhora Aparecida, maior santuário católico do Brasil. Foto: reprodução

O Datafolha, a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizou uma pesquisa nacional para avaliar a confiança da população nas instituições brasileiras. O levantamento, realizado entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, entrevistou 2.005 pessoas em 130 cidades de todas as regiões do país, com uma margem de erro de 2,0 pontos percentuais. O estudo revelou informações sobre a percepção dos brasileiros em relação aos três poderes da República, além da OAB e das igrejas Católica e Evangélica.

De acordo com a pesquisa, a Igreja Católica (85%, somando “confia um pouco” e “confia muito”) e a OAB (83%) são as instituições que têm maior credibilidade no país. Ambas se destacaram com níveis de credibilidade superiores aos dos outros segmentos analisados.

Na sequência, aparece a igreja evangélica com 77% e o sistema do judiciário, representado por órgãos como Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça, com confiança de 70% dos entrevistados.

A OAB, especialmente, tem demonstrado um posicionamento firme em assuntos de interesse público, o que, segundo a pesquisa, contribui para essa alta taxa de confiança entre os brasileiros. Por outro lado, a pesquisa apontou que a Câmara dos Deputados e a Presidência da República são as instituições que menos inspiram confiança entre a população.

Crédito na imagem.

A pesquisa também trouxe à tona uma percepção negativa generalizada sobre o Congresso Nacional. Aproximadamente 78% dos brasileiros acreditam que os deputados federais e senadores priorizam seus próprios interesses em detrimento das necessidades da sociedade.

Esses números revelam um distanciamento crescente entre a população e seus representantes eleitos. Essa percepção negativa se reflete na avaliação do desempenho do Legislativo, que sofreu uma nova piora, com 36% dos entrevistados considerando o trabalho dos parlamentares como ruim ou péssimo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo