
O governo dos Estados Unidos, sob Donald Trump, deu nesta segunda-feira (15) mais um passo perigoso rumo à ruptura diplomática total com o Brasil.
Darren Beattie, atual titular da Secretaria de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, publicou em suas redes sociais uma mensagem em tom de ameaça direta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a quem acusa de “atacar Jair Bolsonaro, a liberdade de expressão e o comércio americano”.
Beattie, que ocupa uma posição estratégica na política externa dos EUA, afirmou que Trump “impôs as consequências há muito esperadas ao Supremo de Moraes e ao governo Lula” e que os atos do Judiciário brasileiro são “uma vergonha” que “ficam bem abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil”. A mensagem foi encerrada com um aviso: “Estaremos observando de perto”.
A declaração se soma a um crescendo de ingerências promovidas por integrantes do governo Trump contra instituições brasileiras, em especial o STF.
Ao tomar partido explícito de Jair Bolsonaro, atualmente alvo de múltiplas ações penais, o Departamento de Estado viola protocolos diplomáticos e transforma disputas judiciais internas do Brasil em pretexto para represálias comerciais e pressões externas.
President Trump sent a letter imposing long-overdue consequences on de Moraes’ supreme court and Lula’s government for their attacks on Jair Bolsonaro, freedom of expression, and American trade.
Such attacks are a disgrace and fall well below the dignity of Brazil’s democratic… pic.twitter.com/jmwJbGDrpR
— Senior Official for Public Diplomacy (@UnderSecPD) July 14, 2025
Beattie é o responsável, oficialmente, por “influenciar públicos estrangeiros em favor da política externa dos EUA”. Foi porta-voz de Donald Trump e tornou-se conhecido por suas declarações racistas e pela disseminação de teorias conspiratórias sobre a invasão ao Capitólio em 2021.
Em suas redes e publicações, Beattie defendeu que “homens brancos competentes deveriam estar no comando”.
É figura destacada no movimento “Make America Great Again” e fundador do site ultraconservador Revolver News. Em 2018, foi demitido da Casa Branca após participar de um evento de um grupo de extrema direita.