POLÍTICA

Governador de Illinois diz que ações de Trump lembram início do regime nazista

O governador de Illinois, Jay Robert Pritzker. Foto: Reprodução

O governador de Illinois, Jay Robert Pritzker, fez duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o envio da Guarda Nacional a Chicago. Em entrevista a uma rádio local na última segunda-feira (6), Pritzker comparou a decisão aos “primeiros dias do regime nazista” e acusou o republicano de agir com autoritarismo político.

“Estamos diante de uma questão de autoritarismo”, afirmou o governador. “Ajudei a construir um museu do Holocausto e sei que, nos primórdios do regime nazista, começaram a retirar direitos das pessoas de forma lenta, mas segura. O que vemos agora é exatamente a mesma coisa.”

Pritzker criticou o envio de tropas federais a cidades americanas sob o pretexto de combater o crime. “Você já viu algo assim? O presidente dos Estados Unidos enviando tropas ou agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) e do CBP (Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras), armados e camuflados, para nossas principais cidades? Isso é errado.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Reprodução

Críticas à política de segurança de Trump

O governador afirmou que a decisão de Trump cria “caos na prática” e enfraquece políticas públicas voltadas à segurança e aos programas comunitários. Segundo ele, as ações do governo federal estão mais ligadas a interesses eleitorais do que à segurança da população.

“Não somos nós, em Illinois, quem realmente protegemos a população; ou é o presidente dos Estados Unidos, que parece ter um plano de militarizar as cidades americanas para vencer as eleições de meio de mandato em 2026?”, questionou Pritzker.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo