
Neste sábado (27), o Google celebra seus 27 anos de existência resgatando o primeiro logotipo da empresa, criado em 1998. A gigante da tecnologia relembrou sua origem em uma garagem e destacou que “momentos decisivos podem começar em lugares comuns”.
O logotipo original foi desenvolvido por Ruth Kedar, brasileira formada em design e professora da Universidade de Stanford nos anos 1990. Ela foi procurada por Larry Page e Sergey Brin, que estavam fundando uma nova empresa e buscavam uma identidade visual diferente.
“Eles não desejavam seguir os passos de nenhuma outra empresa. Mesmo sendo uma startup, eles queriam se destacar e deixar sua marca”, disse Ruth em entrevista ao G1.

Ruth recorda que os fundadores sempre pensaram no futuro do Google e queriam um símbolo capaz de atravessar décadas. Seu trabalho deu início a uma identidade visual que evoluiu, mas manteve a essência inovadora do projeto. O logo se tornou uma das marcas mais reconhecidas em todo o mundo, consolidando a imagem da empresa.
Nascida em Campinas, no interior de São Paulo, Ruth é filha de uma família judia que emigrou da Polônia para o Brasil em busca de segurança. Ela relembra que a cidade marcou sua infância e juventude, mesmo após a mudança da família para a capital paulista.
Ainda adolescente, Ruth se mudou para Israel após o pai receber uma proposta de trabalho. Lá, enfrentou novos desafios culturais e acadêmicos até se formar em arquitetura e migrar para o design. Mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos com o marido e os filhos, onde estudou e trabalhou na Universidade de Stanford e na Adobe, até fundar seu próprio estúdio de design.
Hoje, Ruth é reconhecida como designer, diretora de arte e palestrante.