POLÍTICA

Folha: Bolsonaro merece tornozeleira e STF agiu certo contra golpe

Jair Bolsonaro, então presidente da República, com edição da Folha de S.Paulo nas mãos. Reprodução

Em editorial publicado neste sábado (19) intitulado “Justiça acerta ao enquadrar Bolsonaro”, a Folha de S.Paulo defendeu as recentes medidas restritivas impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O jornal classificou as ações como necessárias diante dos riscos de fuga e da obstrução de justiça, além de criticar o papel de Eduardo Bolsonaro e os desdobramentos diplomáticos com os Estados Unidos. Confira trechos:

Personagem principal no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que trata da tentativa de promover um golpe militar no país, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez por merecer as medidas restritivas a ele impostas na sexta (18), incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de se comunicar com seu filho Eduardo Bolsonaro, que conspira, a partir dos Estados Unidos, contra a soberania do Brasil.” (…)

No início de junho, o ex-presidente havia confessado ter enviado R$ 2 milhões para manter seu filho Eduardo nos EUA, de onde ele segue atiçando a administração Trump a punir o Brasil para tentar salvar a pele do pai. (…)

Como retaliação às medidas restritivas contra Bolsonaro, o governo dos EUA cancelou de forma arbitrária os vistos de entrada no país de Moraes e de mais sete ministros do STF, em uma demonstração cabal do conluio engendrado por Eduardo e Trump. (…)

Donald Trump, presidente dos EUA, e Eduardo Bolsonaro. Foto: reprodução

Com Bolsonaro agora enquadrado pela Justiça, é preciso também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se ocupe do principal: buscar a melhor saída negociada para a questão das tarifas. Se forem de fato aplicadas a partir de agosto, têm potencial para impactar talvez de modo severo a economia brasileira. (…)

Possíveis adversários em 2026, Lula e Tarcísio devem deixar a politicagem rasteira de lado para tentar contornar a grave ameaça que paira sobre o país. (…)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo