
O “Family Boat”, um dos navios da Global Sumud Flotilla (GSF), foi atacado aparentemente por um drone no porto de Tunis, na Tunísia, de acordo com a confirmação da Relatora Especial da ONU para os Territórios Palestinos Ocupados, Francesca Albanese. O ataque levanta sérias preocupações sobre a segurança das embarcações da flotilha, que tem como objetivo levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
A Global Sumud Flotilla é uma iniciativa internacional que visa prestar apoio humanitário à população de Gaza, que enfrenta o bloqueio imposto por Israel. A flotilha é composta por diversos barcos, que transportam ativistas e membros da sociedade civil de diferentes países, incluindo figuras proeminentes como a ambientalista Greta Thunberg. A missão da flotilha é, além de levar suprimentos essenciais, como alimentos e medicamentos, chamar a atenção para a situação humanitária de Gaza e denunciar as dificuldades enfrentadas pela população local.
O Ataque ao “Family Boat”
A embarcação “Family Boat”, que estava sob a bandeira de Portugal, foi atingida por um drone, causando um incêndio a bordo. A Global Sumud Flotilla (GSF) confirmou o ataque e afirmou que todos os passageiros e a tripulação, incluindo membros do Comitê Executivo da GSF, estão a salvo. A GSF também destacou que o ataque não irá desviar a flotilha de sua missão de trazer ajuda a Gaza, e que uma investigação sobre o ocorrido já está em andamento.
“Eles bombardearam novamente um barco com civis a bordo, em território tunisiano. Isso é um ataque contra Gaza, porque eles não querem que estejamos lá”, afirmou Yasemin Acar, uma das tripulantes do principal navio da flotilha, o Sumud. Ela relatou, em uma postagem nas redes sociais, que o barco foi bombardeado por um drone, gerando um incêndio que já foi controlado.
Francesca ressaltou a gravidade do ocorrido e afirmou que medidas devem ser tomadas para garantir a segurança das embarcações. Ela também mencionou que outras duas embarcações da flotilha estão a caminho de Tunis e precisam de “proteção urgente”.
A GSF segue firme em sua missão, com a certeza de que “atos de agressão” não irão deter sua determinação de levar auxílio a Gaza. Além disso, a organização está comprometida com uma investigação detalhada sobre o ataque e busca garantir a segurança das demais embarcações envolvidas na missão.
Una delle navi della Global Sumud Flotilla è stata attaccata dai droni israeliani, come ha denunciato Yusuf Omar.
Attivisti civili da tutto il mondo, impegnati a portare aiuti umanitari a Gaza, vengono ora criminalizzati e messi nel mirino solo perché hanno scelto la solidarietà… pic.twitter.com/MrfWosAHSy— Patrickzaki (@patrickzaki1) September 8, 2025
Denuncian el ataque en Túnez a la Flotilla rumbo a Gaza. pic.twitter.com/PM9WDJk4ep
— Fonsi Loaiza (@FonsiLoaiza) September 8, 2025
🚨URGENTE| Israel lança BOMBA no barco principal da Flotilla global que ia para Gaza levar comida e remédios.
2 brasileiros estão nessa missão, até agora não há mortes confirmadas. pic.twitter.com/27p5Tgv5pK
— Papo (@PapoProletario) September 8, 2025