POLÍTICA

Figueiredo e Eduardo negam interferência no cancelamento, mas marcam novas audiências com autoridades dos EUA

Paulo Figueiredo e Eduardo Bolsonaro nos EUA. Foto: reprodução

O jornalista bolsonarista Paulo Figueiredo, aliado de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, publicou uma resposta às declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o cancelamento da reunião entre representantes do governo brasileiro e Scott Bessent, secretário do Tesouro dos Estados Unidos. O texto, publicado na conta de Paulo, também foi assinado por Eduardo.

Figueiredo se manifestou no X, onde acusou Haddad de desviar a culpa de sua própria “incompetência” e afirmou que a crise diplomática foi alimentada pelas declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em sua postagem, o neto do ditador João Figueiredo se referiu à tentativa de Haddad de responsabilizar terceiros pelo fracasso da reunião: “Haddad prefere culpar terceiros pela própria incompetência, enquanto Lula só fala besteira por aí e inflama a crise diplomática”.

O jornalista foragido da Justiça brasileira, que se autointitula “em exílio”, ainda tentou minimizar a sua própria influência no impasse, negando qualquer envolvimento nas decisões de Bessent: “Não tenho nenhum tipo de influência sobre a rotina de Scott Bessent”, afirmou.

No entanto, Figueiredo deixou claro que ele e Eduardo Bolsonaro continuarão suas atividades nos Estados Unidos, com reuniões agendadas para essa semana com autoridades estadunidenses.

Mais cedo, Haddad disse em entrevista ao “Estúdio I”, da Globonews, que a reunião, prevista para o dia 13 de agosto, foi cancelada após a intervenção de Eduardo Bolsonaro, que, publicamente, declarou ter a intenção de impedir o encontro entre os governos. “A militância anti-diplomática tomou conhecimento e agiu junto a alguns assessores”, disse Haddad, referindo-se à articulação que impediu a reunião.

O ministro também revelou que a reunião foi desmarcada por e-mail, sem previsão de remarcação. “Tentamos junto à assessoria do Secretário do Tesouro remarcar a reunião, mas logo percebemos que não era o caso”, completou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo