George Galloway com a esposa e filha. Foto: Reprodução/ X
George Galloway, ex-parlamentar britânico conhecido por sua oposição à guerra do Iraque e atual líder do Partido dos Trabalhadores da Grã-Bretanha, foi detido neste sábado, 27, no aeroporto de Gatwick. A ação ocorreu com base na Lei de Combate ao Terrorismo e Segurança de Fronteiras, segundo confirmou a Scotland Yard.
Ele e sua esposa, Putri Gayatri Pertiwi, foram abordados por agentes antiterrorismo logo após desembarcarem em Londres, vindos de Moscou, com conexão em Abu Dhabi. Ambos foram liberados em seguida, sem acusações formais.
O partido de Galloway classificou o episódio como “intimidação politicamente motivada” e afirmou não ter recebido informações sobre supostos delitos ou sobre a observância dos direitos do casal.
A polícia informou que a medida foi tomada com base no Anexo 3 da Lei de 2019, que permite a detenção temporária de pessoas em áreas de fronteira para verificar eventual envolvimento em atividades hostis.
Nos últimos anos, Galloway tem feito aparições em eventos de repercussão internacional. Em maio, esteve em Moscou para o Desfile da Vitória da Rússia e, pouco antes, visitou o Irã, onde recebeu um prêmio em homenagem a Ismail Haniyeh, ex-líder do Hamas morto por Israel em 2024.
Trajetória política
• Eleito deputado pela primeira vez em 1987 pelo Partido Trabalhista, representando Glasgow Hillhead.
• Expulso do Labour em 2003 após confrontar Tony Blair sobre a guerra no Iraque, atuou como independente e depois pelo Respect Party.
• Em 2005, conquistou o distrito de Bethnal Green and Bow, em Londres.
• Em 2006, participou do reality Celebrity Big Brother, sendo ridicularizado por uma cena em que imitava um gato.
• Em 2012, voltou ao Parlamento ao vencer a eleição suplementar em Bradford West, mas perdeu o assento em 2015.
Veja a postagem no X do partido de Galloway:
URGENT STATEMENT WORKERS PARTY
At 11am we were informed by police officers in Gatwick that our party leader George Galloway and his wife have been detained at the airport @sussex_police@BTP .
The police agreed that they would pass a message to our comrades from us and pass… pic.twitter.com/XZwydwRTD2
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar navegando neste site, assumiremos que você está satisfeito com ele.