
O La Libertad Avanza (LLA), partido do presidente da Argentina, Javier Milei, saiu vitorioso nas eleições legislativas de meio de mandato realizadas neste domingo (26), resultado considerado surpreendente por conta das projeções das pesquisas e da popularidade do governo.
Com 91,54% das urnas apuradas, a legenda conta com 40,84% dos votos, enquanto o Fuerza Patria, peronista, chega a 24,5%. O partido governista vence nas 16 províncias do país, estando à frente, inclusive, na Província de Buenos Aires, a mais importante do país, por menos de um ponto percentual a esta altura da apuração. Em setembro, nas eleições provinciais, a sigla do presidente havia perdido por quase 14 pontos de vantagem para os peronistas.
A coalizão Províncias Unidas, estreante em 14 distritos e construída com base em um acordo entre seis governadores, não conseguiu se constituir como uma espécie de “terceira via” e obteve 7,13% dos votos. O quarto lugar ficou com a Frente de Esquerda, que alcançou 4%.
Suporte para Milei no Legislativo
As eleições legislativas argentinas renovaram metade da Câmara e um terço do Senado. Com a projeção dos resultados das eleições de meio de mandato sobre a futura composição do parlamento, o LLA de Milei passa a contar com cadeiras na Câmara alta, embora não tenha o controle da Casa.
Já na Câmara dos Representantes, os aliados do governo que assumem a partir de 10 de dezembro poderão atingir o terço necessário para sustentar os vetos presidenciais, uma vitória, tendo em vista que vários deles vinham sendo derrubados no Legislativo.



