
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou nesta quinta-feira (28) por telefone com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. A informação foi divulgada pela Embaixada da China no Brasil, em publicação na plataforma X.
Durante a ligação, Wang Yi afirmou que as relações entre China e Brasil “entraram em seu melhor período histórico”. Ele destacou a disposição de Pequim em reforçar a confiança estratégica em todas as áreas de cooperação com Brasília.
O chanceler chinês mencionou o vínculo direto entre os presidentes Xi Jinping e Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a confiança mútua e a amizade estabelecidas entre os dois líderes oferecem “orientação estratégica essencial” para a construção da chamada Comunidade de Futuro Compartilhado China-Brasil.
Wang Yi, membro do Birô Político do Comitê Central do PCCh e ministro dos Negócios Estrangeiros, fez uma conversa telefônica com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
Wang Yi afirmou que as relações China-Brasil entraram em seu melhor período histórico. O…
— Embaixada da China no Brasil (@EmbaixadaChina) August 28, 2025
Na conversa, a China também expressou apoio à cooperação entre os países do BRICS, ressaltando a importância de resistir ao unilateralismo e às práticas de intimidação no cenário internacional. Entre os objetivos da parceria, está a defesa dos interesses dos países em desenvolvimento e a promoção de reformas no sistema de governança global.
Wang Yi elogiou ainda a atuação do Brasil na presidência rotativa do BRICS, destacando o papel desempenhado pelo país na organização da Cúpula do Rio. Segundo ele, o encontro foi conduzido com zelo e promoveu a unidade e a cooperação entre as nações do Sul Global.
O diálogo reforça o alinhamento estratégico entre os dois países em temas de diplomacia multilateral e desenvolvimento, fortalecendo a posição do Brasil como parceiro-chave da China dentro e fora do BRICS.