
O DCM transmite neste domingo (3) a cobertura do ato bolsonarista programado para ocorrer na Av. Paulista, em São Paulo.
Ao todo, os apoiadores do ex-presidente realizam manifestações em 62 cidades do Brasil, pedindo anistia a Jair Bolsonaro e o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nos bastidores, circula a preocupação de que os atos não consigam atrair grande público e fracassem. A ausência de Bolsonaro nos eventos preocupa os organizadores, que contavam com o impacto das sanções dos Estados Unidos a Moraes para animar a base. No entanto, sem o ex-presidente nas ruas, cresce o medo de que os protestos tenham baixa adesão e flopem.
Com o slogan “Reaja, Brasil”, as manifestações pretendem descentralizar os atos anteriores e dar protagonismo a parlamentares em suas bases. Mas os bolsonaristas reconhecem sinais de cansaço da militância. O ex-presidente está proibido de sair de casa aos fins de semana por ordem do STF e não poderá nem discursar em vídeo. O uso da tornozeleira eletrônica também gerou desgaste entre os apoiadores.
A manifestação na Avenida Paulista, considerada a principal, também será esvaziada de nomes de peso. Tarcísio de Freitas (Republicanos) fará um procedimento médico, e Michelle Bolsonaro (PL) estará em agenda no Pará. A ausência dessas figuras ampliou a movimentação de deputados como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que vão tentar sustentar o ato ao lado de Silas Malafaia.