POLÍTICA

Conheça a escola pública de SP que ganhou prêmio internacional de educação

Alunos da Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada em Cubatão (SP). Foto: Reprodução

A Escola Estadual Parque dos Sonhos, em Cubatão (SP), conquistou nesta terça (30) o “World’s Best School Prizes 2025” (“Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2025”, em português) na categoria “Superação de Adversidades”. O reconhecimento internacional, promovido pela T4 Education, reconhece instituições que transformam a vida de estudantes e comunidades em diferentes partes do mundo.

“Na Escola Estadual Parque dos Sonhos, aprendemos que o conhecimento deve caminhar de mãos dadas com a não violência, construindo pontes, e não muros. Acreditamos que a verdadeira educação liberta, acolhe e promove a dignidade do ser humano. Assim como o ódio se aprende, o amor também”, afirmou o diretor da escola, Regis Ribeiro.

O fundador da T4 Education, Vikas Pota, parabenizou a escola brasileira e destacou a relevância do prêmio. “Precisamos de líderes que possam enfrentar os maiores desafios do século 21, do colapso climático à revolução da IA, da guerra ao preconceito. É em escolas como as aqui vencedoras que os líderes em todo o mundo podem encontrar as respostas de que precisam”, disse.

Além da instituição paulista, outras escolas foram premiadas: Franklin School (EUA) em “Inovação”, Favor del Niño (México) em “Colaboração Comunitária”, SK Putrajaya Presint 11 (Malásia) em “Apoio a Vidas Saudáveis” e Arbor School (Emirados Árabes) em “Ação Ambiental”. Já o “Prêmio Escolha da Comunidade”, definido por votação pública, ficou com a ZP School Jalindarnagar, da Índia.

Quadra da Escola Estadual Parque dos Sonhos. Foto: Reprodução

O Parque dos Sonhos está localizado em um complexo habitacional de alta vulnerabilidade social. O histórico da região é marcado por abandono escolar, violência e vandalismo. Para enfrentar esse cenário, a instituição adotou um modelo pedagógico humanista, centrado na não violência e em atividades que aproximam alunos, famílias e comunidade.

Entre os projetos, destaca-se “A escola vai para sua casa”, em que professores visitam as residências dos estudantes para compartilhar planos e fortalecer vínculos. Desde a adoção da metodologia, a matrícula aumentou 500% e não houve registros de vandalismo desde 2021. Hoje, a escola mantém 21 projetos liderados por alunos.

De acordo com a instituição, o impacto extrapolou os próprios muros: “A força dessa metodologia também inspirou outras instituições: mais de 20 escolas da região já adotaram práticas desenvolvidas pelo Parque dos Sonhos, comprovando que um modelo pedagógico com a não violência em seu cerne é capaz de mudar vidas”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo