
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça (15) revela que a maioria da população brasileira considera injustificada a decisão do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (15), 62% dos entrevistados disseram desaprovar a medida adotada pelo governo norte-americano.
Quando perguntados sobre os motivos por trás da decisão, 41% dos brasileiros apontaram a participação do Brasil nos BRICS como principal fator de retaliação. Já 37% atribuíram a origem da medida à atuação da família Bolsonaro junto ao ex-presidente Trump. O resultado indica que a maioria enxerga razões políticas, e não comerciais, por trás da imposição tarifária.
A percepção de ameaça à soberania nacional também se destacou no levantamento. Segundo o estudo, 50,3% dos entrevistados acreditam que as justificativas apresentadas por Trump para aplicar as tarifas representam uma afronta à autonomia do Brasil. Outros 47,8% discordam dessa avaliação.
Em relação à resposta que o governo brasileiro deveria adotar, 51,2% dos participantes defendem algum tipo de retaliação contra os Estados Unidos. Esse índice cresceu desde abril, quando as tarifas ainda estavam fixadas em 10%. Agora, com o anúncio do aumento para 50%, a defesa por uma reação firme se tornou majoritária entre os brasileiros.
Imagem de Trump afunda entre brasileiros após tarifaço: rejeição sobe para 63%
A rejeição a Donald Trump entre os brasileiros atingiu seu maior patamar em julho de 2025. De acordo com a pesquisa, 63,2% da população tem hoje uma imagem negativa do ex-presidente dos Estados Unidos. Em novembro de 2023, esse índice era de 47%. No mesmo período, a taxa de imagem positiva caiu de 48% para 31,9%.
A virada na opinião pública coincide com a escalada de tensão diplomática causada pela decisão de Trump de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos EUA. Segundo outro levantamento da mesma pesquisa, 62% dos entrevistados consideram a decisão injustificada. Além disso, 50,3% veem a medida como uma ameaça à soberania nacional.
O desempenho de Trump durante sua presidência também é mal avaliado pela maioria: 59,9% dos brasileiros têm uma impressão negativa da gestão do republicano, contra 36,3% que avaliam positivamente. Essa desaprovação reflete diretamente na visão geral sobre os Estados Unidos. Hoje, 50,5% têm uma percepção negativa do país, superando os 45,9% com avaliação positiva.
A pesquisa ainda mostra que o apoio à retaliação por parte do governo brasileiro cresceu desde o anúncio inicial da tarifa, em abril (então de 10%). Agora, 51,2% defendem que o Brasil tome medidas contra os EUA em resposta ao tarifaço de Trump. Apenas 40,9% são contrários à retaliação.
