
Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (8), revelou que 54% da população brasileira confia institucionalmente no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento mediu a avaliação dos cidadãos em diversas instituições e lideranças, incluindo a Igreja Católica, Polícia Militar, Forças Armadas e Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros.
O estudo aponta que, enquanto 54% demonstram confiança em Lula, 44% afirmaram não confiar no presidente. Apenas 2% dos entrevistados optaram por não responder à questão.
A pesquisa, realizada entre 13 e 17 de agosto, entrevistou 12.150 pessoas em todo o Brasil, com idade a partir de 16 anos. O levantamento possui um nível de confiança de 95%, e uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.
Além da avaliação sobre Lula, a pesquisa também investigou a confiança da população no Supremo Tribunal Federal (STF). Metade da população (50%) afirmou confiar nos ministros do STF, que estão atualmente envolvidos no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe.

No entanto, a pesquisa também revelou que 47% dos brasileiros não confiam no tribunal, refletindo um panorama de divisão de opiniões sobre a Suprema Corte.
Segundo o levantamento, o Congresso Nacional é a instituição que mais perdeu confiança nos últimos anos. A taxa, que era de 54% ao final de 2022, chegou a 45% na pesquisa mais recente.
Felipe Nunes, CEO da Quaest, diz que o levantamento mostra que “instituições de fé e força aparecem mais confiáveis que instituições democráticas, que são mais confiáveis que juízes de futebol e redes sociais”.