POLÍTICA

De “Nunca serei preso” a “Cag*** para prisão”: o que Bolsonaro já falou sobre a cadeia

O ex-presidente Jair Bolsonaro no vídeo que diz ‘a papuda lhe espera’. Foto: Reprodução

Após ser condenado a 27 anos e três meses de prisão nesta quinta-feira (11), Jair Bolsonaro (PL) se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Internautas recuperaram uma série de falas antigas do ex-presidente sobre cadeia, crimes e punições.

Ao longo da vida política, Bolsonaro fez declarações polêmicas e, muitas vezes, rígidas em relação à prisão de condenados.

Em 2017, quando ainda era deputado federal, Bolsonaro riu ao comentar investigações da Lava Jato e disse: “A Papuda lhe espera, boa estadia lá!”. O Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, pode ser justamente o destino do ex-presidente após a condenação.

No mesmo ano, em entrevista ao Correio Braziliense, ele afirmou: “Você não quer ir para a cadeia, é só não fazer besteira!”.

Frases sobre criminosos

Em 1992, ao comentar o Massacre do Carandiru, quando 111 presos foram mortos pela Polícia Militar, Bolsonaro declarou: “Morreram poucos. A PM tinha que ter matado mil.”

Já em 2018, ao falar sobre Adélio Bispo, que o esfaqueou durante a campanha presidencial daquele ano, disse: “Bandido tem que apodrecer na cadeia. Se cadeia é lugar ruim, é só não fazer a besteira que não vai para lá. Vamos acabar com essa história de ficar com pena de encarcerado. Quem está lá fez por merecer.”

Na mesma ocasião, defendeu penas mais longas: “Como não podemos condenar ninguém por prisão perpétua, que, pelo menos, se cumpra 30 anos de cadeia. Vamos acabar com progressão de pena.”

Também afirmou: “Presídio cheio é problema de quem cometeu crime.”

Durante a campanha presidencial

Em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, ainda em 2018, declarou: “Quem não quer ir pra lá (cadeia) é só não fazer nada de errado. Quem está lá, está porque mereceu.”

No mesmo ano, em entrevista ao Jornal Nacional, defendeu a violência policial: “O policial entra, resolve o problema e, se matar 10, 15 ou 20, com 10 ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado, e não processado.”

“Nunca serei preso”

Já na Presidência, em 2021, Bolsonaro disse que nunca seria preso: “Eu tenho três alternativas para o meu futuro: estar preso, estar morto ou a vitória. Pode ter certeza que a primeira alternativa não existe.”

Ainda em 2021, no 7 de Setembro, disse: “Quero dizer aos canalhas que nunca serei preso.”

Neste ano, em um seminário do PL, afirmou: “O tempo todo isso de vamos prender Bolsonaro. Eu caguei para a prisão.”

Em maio, ao canal AuriVerde Brasil, voltou ao tema: “Não vou sair do Brasil. Me prendam, estão previstos 40 anos de cadeia. Me prendam. Estou com 70 já, quase morri em uma cirurgia. Vou morrer, não vai demorar.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo