POLÍTICA

EUA podem cassar vistos já concedidos e medida afeta brasileiros

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos – Reprodução

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (21) que poderá cassar vistos já concedidos a estrangeiros, incluindo os de pessoas que estão atualmente no país. A medida pode atingir brasileiros em situação de turismo, estudo, trabalho ou que tenham obtido o visto em consulados no Brasil, mesmo sem ainda terem viajado.

De acordo com o Departamento de Estado, todos os 55 milhões de vistos válidos no mundo passam por uma revisão. Caso sejam identificadas “violações das regras de imigração”, o visto será imediatamente cancelado, e o portador poderá ser deportado, mesmo que esteja apenas em visita turística aos EUA. A pasta reforçou que todos os titulares estão sujeitos a uma “verificação contínua”.

Entre os indicadores de inelegibilidade citados estão:

  • Permanência acima do prazo permitido;
  • Atividade criminosa dentro ou fora dos EUA;
  • Ameaças à segurança pública;
  • Envolvimento com terrorismo ou apoio a organizações terroristas.

A Casa Branca informou ainda que o “antiamericanismo” passará a ser um critério na análise de pedidos de visto, incluindo de turistas. Esse filtro será aplicado também para concessão de benefícios a imigrantes. O Serviço de Cidadania e Imigração fará a triagem no momento da solicitação.

Em junho, os EUA determinaram que solicitantes de visto de estudante devem manter as redes sociais abertas para monitoramento, mas o Departamento de Estado não confirmou se essa medida também valerá para cancelamentos de vistos já concedidos.

Segundo dados oficiais, os EUA já revogaram neste ano o dobro de vistos em relação ao mesmo período de 2024. Ainda nesta quinta-feira, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou a suspensão de novos vistos de trabalho para motoristas de caminhões comerciais. Ele alegou que o número crescente de estrangeiros na categoria “coloca vidas em risco e prejudica os caminhoneiros americanos”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo