POLÍTICA

Trump menciona Brasília em anúncio de plano contra crimes em Washington

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, comparou taxa de criminalidade de Washington a outras capitais. Foto: Andrew Harnik/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda (11) intervenção federal em Washington, alegando que a cidade enfrenta uma “emergência de segurança pública”. Durante a coletiva, o republicano comparou a taxa de criminalidade da capital dos EUA com a de várias cidades ao redor do mundo, incluindo Brasília.

Ele afirmou que Washington tem taxas de homicídios mais altas do que locais como Bagdá, Cidade do Panamá, Bogotá e até Brasília. Trump mencionou que a taxa de homicídios na cidade americana é de 27 por 100 mil habitantes, com base no número de homicídios registrado em 2024, um total de aproximadamente 180 homicídios.

“Ao olhar para os números, em comparação com dados de diversos locais do mundo – Bagdá, Cidade do Panamá, Brasília, San Rosé, Costa Rica, Bogotá, Cidade do México, Lima –, dobramos e triplicamos. Vocês querem morar em lugares assim?”, questionou

Em comparação, os dados do Atlas da Violência de 2025 apontam que Brasília teve 11 homicídios por 100 mil habitantes em 2024, o que é inferior à taxa mencionada por Trump para a capital americana.

Em sua coletiva, Trump anunciou que tomaria o controle da polícia de Washington, invocando a Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia, permitindo que o Departamento de Polícia Metropolitana de fosse colocado sob controle federal direto.

Ele também afirmou que 800 membros da Guarda Nacional seriam enviados à cidade para começar “operações massivas” de combate ao crime, focando em gangues e traficantes de drogas. Trump não apenas citou o crime, mas também se referiu à presença de moradores de rua na cidade, considerando-a uma questão de segurança.

O mandatário declarou em sua plataforma Truth Social que os sem-teto deveriam deixar a capital imediatamente, com a promessa de oferecer abrigos fora da cidade ou, caso contrário, serem colocados na prisão.

Em 2024, Washington registrou mais de 5,6 mil pessoas em situação de rua, ocupando o 15º lugar entre as grandes cidades dos EUA nesse quesito. Essa realidade, aliada ao aumento da criminalidade, foi citada por Trump como justificativa para a intervenção.

Em março, Trump já havia assinado um decreto que ampliava a supervisão federal sobre a prefeitura de Washington, especialmente em questões relacionadas à imigração ilegal.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo