POLÍTICA

STF prepara reação se Senado avançar com impeachment de Alexandre de Moraes

Ministros do Supremo Tribunal Federal durante a posse de Cristiano Zanin. Foto: STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmaram que poderão reagir ao Congresso caso avance um processo de impeachment contra um integrante da Corte. Segundo informações de bastidores divulgadas pela jornalista Basília Rodrigues, ex-CNN Brasil, em seu perfil no X nesta quinta-feira (7), a expressão usada nas conversas foi “levantar o mercúrio”, em referência a uma reação firme ao movimento parlamentar.

Nos bastidores do STF, a avaliação é que, mesmo que um processo seja aberto, a chance de aprovação pelo Legislativo é remota. Ainda assim, ministros destacam que, se houver avanço, poderão dar andamento a julgamentos e investigações pendentes envolvendo deputados e senadores.

Entre esses processos, estão ações paradas na Corte que envolvem parlamentares com foro privilegiado. A movimentação é vista como um sinal de que o Supremo acompanha as iniciativas no Congresso e está preparado para agir em caso de ofensivas institucionais.

Os deputados Marcos Pollon (esq.) e Marcel Van Hatten (dir.) se recusavam a sair das cadeiras da mesa. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

A tensão ocorre em meio à pressão de setores bolsonaristas pela votação de pedidos de impeachment contra ministros — especialmente Alexandre de Moraes — e de anistia a envolvidos nos atos golpistas. As propostas não contam com apoio majoritário no Senado, mas têm sido utilizadas como pauta de mobilização política.

A relação entre Legislativo e Judiciário permanece instável desde a decisão que colocou Jair Bolsonaro em prisão domiciliar. A medida gerou reações no Congresso e levou a um motim de parlamentares alinhados ao ex-presidente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo