
A Prefeitura de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul, anunciou o cancelamento das aulas nesta sexta-feira (8) e na próxima segunda-feira (11), após receber informações sobre um possível atentado em escolas da cidade. A medida foi tomada de forma preventiva, segundo comunicado oficial.
A ação ocorre após alertas que teriam sido identificados na deep web, indicando a possível preparação de um ataque em instituições de ensino da região. A Brigada Militar também se manifestou, confirmando o recebimento das informações e a intensificação de ações de segurança nas escolas.
De acordo com o prefeito Gustavo Finck (PP), a administração municipal está adotando medidas de prevenção e reforçando a segurança escolar. “A prefeitura seguirá monitorando e estruturando ações de prevenção nas escolas.”
Entre as medidas anunciadas por Finck estão o reforço da presença policial nas instituições de ensino, o monitoramento contínuo de possíveis ameaças e a continuidade das investigações sobre o plano considerado suspeito.
Em suas redes sociais, o prefeito informou que o plano de atentado teria sido identificado em grupos da deep web. Ele reforça que o cancelamento das aulas é uma medida preventiva, com foco na segurança de alunos, professores e funcionários.
A Brigada Militar do Rio Grande do Sul também comentou sobre as ameaças de atentado em escolas de Novo Hamburgo. A corporação tem reforçado a segurança nas instituições de ensino e alerta para os riscos da disseminação de informações não verificadas.
“Reafirmamos que a disseminação dessas informações de maneira irresponsável pode vir a potencializar transtornos nas escolas, por essa razão, solicitamos à comunidade escolar que sejam responsáveis sobre a propagação do assunto, evitando a disseminação imprudente.”
A instituição afirma que segue monitorando os dados recebidos e estruturando seu efetivo para garantir segurança e presença policial nos ambientes escolares.
A onda de preocupação chegou também ao município vizinho. O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSDB), anunciou o cancelamento das aulas somente nesta sexta-feira (8), como forma de precaução, mesmo sem confirmação de risco iminente.
“Recebemos muitas mensagens sobre um suposto ataque terrorista em uma escola da região com transmissão ao vivo. Nos reunimos com órgãos de segurança e a Secretaria Municipal de Educação e optamos, neste momento, por suspender as aulas. Realmente existe uma suposta ameaça, mas ainda não temos mais informações. Preferimos pecar pelo excesso e manter em segurança a nossa comunidade. Tenho certeza que este dia a menos de aula não vai fazer falta diferença.”
Diferentemente de Novo Hamburgo, as aulas em Estância Velha estão previstas para retornar normalmente na segunda-feira, 11 de agosto. As prefeituras e a Brigada Militar reforçam a importância de não compartilhar boatos ou informações sem confirmação oficial.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram