POLÍTICA

Bolsonaro é visitado por Tarcísio em prisão domiciliar

Tarcísio de Freitas visita Bolsonaro em Brasília. Foto: Afonso Ferreira/TV Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta quinta-feira (7) a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em sua residência no Jardim Botânico, em Brasília. O encontro, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorre enquanto Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares impostas durante o inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.

Ex-ministro da Infraestrutura no governo Bolsonaro, Tarcísio alegou ao STF que sua visita tinha “motivos político-institucionais” e fundamentos “humanitários”.

A relação entre os dois vem de longa data e foi decisiva para a eleição de Tarcísio ao governo de São Paulo em 2022, quando contou com o apoio direto do ex-presidente. Desde então, embora o governador tente adotar um perfil mais técnico, mantém vínculos com a base bolsonarista e costuma se hospedar no Palácio dos Bandeirantes durante suas visitas ao estado.

Bolsonaro com tornozeleira eletrônica na casa onde cumpre prisão domiciliar. Foto: reprodução

Apesar da aliança sólida, o apoio irrestrito balançou recentemente com a crise diplomática envolvendo os Estados Unidos. O presidente norte-americano Donald Trump, aliado de Bolsonaro, impôs uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, como retaliação simbólica ao cerco judicial enfrentado por Bolsonaro.

A expectativa de setores bolsonaristas era que Tarcísio se posicionasse contra o tarifaço, o que não ocorreu de forma contundente. Isso teria causado um leve desgaste na relação entre os dois.

Além de Tarcísio, o ex-presidente deve receber nos próximos dias a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP-DF), e o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS). Ambos também ingressaram com pedidos no STF para visitar Bolsonaro em sua residência.

Desde a ordem de prisão domiciliar, Moraes tem autorizado visitas específicas mediante solicitação formal e justificativa, restringindo a circulação na casa do ex-presidente a familiares diretos, advogados e algumas exceções pontuais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo