
Uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical no oceano, começa a mudar o clima no Sul do Brasil nesta sexta-feira (9), estendendo seus efeitos nos dias seguintes para o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. Segundo a Climatempo, após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar continental avançará pelo país, derrubando drasticamente as temperaturas.
De acordo com a previsão, os termômetros já devem começar a cair ao longo da sexta nos três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A sensação de frio se intensificará no fim da tarde e durante a noite.
A empresa de meteorologia monitora a possibilidade de classificar o fenômeno como a 5ª onda de frio do ano, com impacto mais forte entre os dias 9 e 13 de agosto.
As condições climáticas indicam chance de geada ampla em áreas do Sul e do Mato Grosso do Sul, e não se descarta o fenômeno também em pontos do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Já nas áreas mais elevadas da serra catarinense, como São Joaquim e Urupema, há previsão até de chuva congelada entre a madrugada e a manhã de sábado (10).

O frio também deve se espalhar por estados do Sudeste e do Centro-Oeste no fim de semana, com amanheceres gelados. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar mínimas mais baixas, e a massa polar deve alcançar ainda Rondônia, Acre e o sul do Amazonas, fenômeno conhecido como “friagem”.
Segundo a Climatempo, esta incursão de ar polar pode durar mais tempo do que as anteriores. Em muitas cidades, a sequência de dias com temperaturas pelo menos 5ºC abaixo da média histórica pode se prolongar por até cinco dias seguidos.
Veja a previsão para os próximos dias na capital paulista:
- Quarta-feira: entre 14ºC e 17ºC;
- Quinta-feira: entre 13ºC e 22ºC;
- Sexta-feira: entre 14ºC e 24ºC;
- Sábado: entre 10ºC e 15ºC;
- Domingo: entre 7ºC e 16ºC;
- Segunda-feira: entre 8ºC e 16ºC;
- Terça-feira: entre 9ºC e 19ºC.