
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º) que o Brasil “sempre esteve aberto ao diálogo”, em resposta à declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o petista pode ligar para ele “quando quiser”.
“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano”, escreveu Lula em suas redes sociais.
Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições. Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano.
— Lula (@LulaOficial) August 1, 2025
A declaração do presidente brasileiro ocorre em meio ao aumento da tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, após Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, que entra em vigor no próximo dia 6 de agosto, foi justificada por Washington como uma resposta a ações do governo brasileiro que estariam prejudicando empresas e cidadãos americanos.
Apesar da gravidade da situação, os chefes de governo dos dos países ainda não conversaram diretamente sobre o tema desde a publicação da sobretaxa. Mais cedo, ao ser questionado pela TV Globo sobre a possibilidade de diálogo com o presidente brasileiro, o norte-americano afirmou: “Ele pode falar comigo quando quiser”.
URGENTE!!! Trump recua e diz que Lula pode ligar pra ele QUANDO QUISER!!
Imagine a cara de BUNDA do Eduardo Bolsonaro vendo isso!! Lula VENCEU!!
BRASIL COM STF!!
BRASIL COM LULA!!pic.twitter.com/aWW0eOV5Gt— Thiago dos Reis 🇧🇷 (@ThiagoResiste) August 1, 2025
Questionado sobre o “tarifaço”, Donald Trump evitou detalhes, mas criticou: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. Apesar disso, afirmou que “ama o povo do Brasil” e encerrou o assunto com um “vamos ver o que acontece”.