
O presidente Lula (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno nas eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17). O levantamento mostra que Lula também venceria todos os adversários em eventuais disputas de segundo turno, com exceção de um empate técnico no limite da margem de erro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mesmo assim, o petista segue numericamente à frente.
Nos cenários de primeiro turno, Lula lidera com 32% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro, com 26%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 8% e Ratinho Júnior (PSD), com 6%, em empate técnico. Ronaldo Caiado (União Brasil) tem 3%, Romeu Zema (Novo) aparece com 2%, 9% dos eleitores estão indecisos e 14% declaram voto branco, nulo ou que não irão votar.
Em um segundo cenário, Lula mantém 32%, enfrentando Tarcísio de Freitas com 15%. Ciro Gomes tem 12%, tecnicamente empatado com o governador paulista. Ronaldo Caiado soma 5% e Romeu Zema tem 4%. Os indecisos representam 11%, e votos brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 21%.
Segundo turno
Nos oito cenários de segundo turno testados pela pesquisa, Lula vence todos os adversários. Contra Bolsonaro, Lula registra 43% e o ex-presidente aparece com 37%. Em junho, os dois empatavam com 41%. “Pela primeira vez desde março, a pesquisa mostra que Lula ganharia de Jair Bolsonaro num eventual segundo turno”, destaca a Quaest. Outros 4% estão indecisos e 16% optariam por voto branco, nulo ou abstenção.
Em disputa direta contra Tarcísio, Lula tem 41% e o governador de São Paulo aparece com 37%, dentro da margem de erro. A pesquisa indica 7% de indecisos e 16% de brancos, nulos ou eleitores que não votariam.