
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que ajudasse a garantir uma “passagem segura” para que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deixasse o país. Com informações da Veja.
A conversa ocorreu por telefone enquanto Lula estava em Pernambuco, durante agenda da Refinaria Abreu e Lima. A ligação teria partido do republicano, com apoio de intérprete e equipe diplomática.
A proposta previa que o Brasil viabilizasse a saída de Maduro da Venezuela por rota terrestre, com possível passagem pela fronteira de Pacaraima, em Roraima. A partir do território brasileiro, o venezuelano poderia seguir para um destino internacional ainda não divulgado.

Em troca da colaboração do Brasil, o governo dos Estados Unidos teria colocado na mesa a possibilidade de revogação de tarifas e revisão de sanções contra autoridades brasileiras, além de restrições financeiras aplicadas a autoridades do Judiciário.
A Secretaria de Comunicação da Presidência confirmou a realização da chamada telefônica, mas informou que o foco da conversa não foi a crise venezuelana e sim a cooperação contra o crime.



