POLÍTICA

Rogério Correia denuncia VÍDEO racista de Nikolas feito em IA para atacar Lula

Nikolas usou IA para fazer post racista. Foto: reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) compartilhou nas redes sociais um vídeo gerado por Inteligência Artificial que tem sido acusado de promover racismo. A peça, usada pelo parlamentar para criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após uma fala sobre o tráfico de drogas, já corrigida pelo petista, retrata criminosos fictícios majoritariamente como homens negros, em um cenário que simula uma favela.

O vídeo começa com um grupo de homens negros, todos armados, “agradecendo” a Lula. Na sequência, outro grupo, também armado, aparece em um morro, com apenas um homem branco entre os personagens. As cenas associam diretamente a criminalidade à população negra e periférica. Mais adiante, as vítimas mostradas são exclusivamente pessoas brancas, reforçando o estereótipo racial.

A publicação de Nikolas gerou reação imediata. O deputado Rogério Correia (PT-MG), vice-líder do governo na Câmara, denunciou o conteúdo como racista e criticou a tentativa do parlamentar bolsonarista de manipular a opinião pública com material falso.

“Esse vagabundo mirim, além de precisar de um vídeo mentiroso feito em IA pra sustentar seu ponto e ainda retratar todos os bandidos como negros, demonstra uma bela dificuldade de interpretação”, afirmou Correia no X.

O petista lembrou ainda que Nikolas foi um dos principais defensores da chamada PEC da Blindagem, proposta que buscava limitar investigações contra parlamentares sem o aval do Congresso.

“É também o mesmo deputado que diz combater a bandidagem, mas que votou e fez campanha A FAVOR da PEC DA BLINDAGEM”, disse. A proposta acabou barrada após forte reação da sociedade civil e de entidades ligadas ao combate à corrupção.

Correia também relacionou a atitude do deputado à queda de influência da extrema direita e ao fortalecimento do presidente Lula nas pesquisas de intenção de voto. “Tá certo: com o desespero crescendo diante das pesquisas e da popularidade do Lula, a extrema direita precisa mesmo inventar novos espantalhos pra tentar enganar o povo novamente”, afirmou, referindo-se ao uso de desinformação e de ferramentas de Inteligência Artificial para manipular a opinião pública.

O vídeo também foi compartilhado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), repetindo o padrão de uso de conteúdos digitais de cunho sensacionalista por figuras do bolsonarismo. Especialistas em desinformação alertam que o uso de IA para fabricar vídeos com conotação racista e política agrava o ambiente de polarização e reforça estereótipos históricos sobre pobreza e criminalidade no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo