POLÍTICA

Trump anuncia tarifa de 100% em filmes feitos fora dos EUA

Donald Trump, presidente dos EUA – Foto: Reprodução

Donald Trump afirmou que vai impor uma tarifa de 100% para todo filme feito fora dos Estados Unidos. A declaração foi feita em sua rede social Truth, onde disse: “Nosso negócio de cinema foi roubado dos Estados Unidos por outros países, assim como roubam ‘doce de um bebê’.” O presidente americano afirmou que a medida é necessária para proteger a indústria nacional.

Trump criticou diretamente o governador da Califórnia, Gavin Newsom, ao dizer que o estado foi “particularmente afetado” pela perda de produções. “Portanto, para resolver esse problema antigo e sem fim, vou impor uma tarifa de 100% sobre quaisquer e todos os filmes que forem feitos fora dos Estados Unidos”, declarou. Ele, porém, não detalhou como a medida seria aplicada.

Segundo Trump, países estrangeiros oferecem incentivos para atrair cineastas e estúdios, o que classificou como “um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à Segurança Nacional”.

Essa não é a primeira vez que o presidente americano fala sobre o tema: em maio, ele já havia afirmado que autorizaria órgãos do governo a implementar a tarifa para proteger a indústria cinematográfica, que estaria “morrendo muito rápido”.

Especialistas apontam que a medida pode afetar diretamente os próprios estúdios de Hollywood, que há décadas terceirizam produções em outros países para reduzir custos.

Andrew Pulver, editor de cinema do jornal Guardian, explicou que locais como Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e países da Europa, como Hungria e Itália, são constantemente usados em filmagens.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo