POLÍTICA

71% veem Lula como candidato à reeleição, diz Datafolha

O presidente Lula – Foto: Reprodução

Nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (02), mostrou que 71% dos eleitores acreditam que o presidente Lula (PT) será candidato à reeleição em 2026, embora 54% considerem que ele deveria desistir da disputa. O levantamento também revelou um avanço de Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, como alternativa mais forte ao nome de Fernando Haddad (PT), atual ministro da Fazenda.

Em abril, 62% dos entrevistados achavam que Lula concorreria, índice que subiu para 66% em junho e agora alcança 71%, ultrapassando a margem de erro de dois pontos percentuais. Ao mesmo tempo, o percentual dos que não acreditam em sua candidatura caiu de 34% para 23%. Apesar disso, o apoio à tentativa de reeleição segue dividido: 44% são a favor, contra 54% que preferem que ele não dispute.

Alckmin tem ganhado força como plano B do governo, especialmente após crescer de 18% para 26% entre os eleitores que gostariam de vê-lo apoiado por Lula, enquanto Haddad caiu de 37% para 29%. A queda do ministro coincide com seu desgaste diante do Congresso e do debate em torno do aumento do IOF. Alckmin, por outro lado, foi destaque durante a crise comercial com os EUA, ao articular com autoridades americanas em meio ao tarifaço imposto por Donald Trump.

A atuação de Alckmin durante a crise com os EUA garantiu visibilidade positiva ao vice, mesmo sem a reversão das tarifas. Já Lula intensificou o tom eleitoral de sua comunicação, conseguindo ampliar sua vantagem sobre o bolsonarismo – o atual mandatário, hoje, lidera com folga a disputa presidencial de 2026.

Vice-presidente Geraldo Alckmin – Foto: Reprodução

Entre outros possíveis sucessores de Lula dentro do governo, aparecem ainda Simone Tebet (MDB), com 13%, Rui Costa (PT), com 5%, e Gleisi Hoffmann (PT), com 3%.

No campo bolsonarista, o Datafolha indica que 30% ainda acreditam que Jair Bolsonaro (PL) será candidato, mesmo inelegível até 2030. Já 67% acham que ele deveria deixar o caminho livre para outro nome do seu grupo político.

Michelle Bolsonaro lidera as opções com 23%, seguida por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 21%. Eduardo Bolsonaro (11%), Ratinho Jr. (10%), Flávio Bolsonaro (9%), Ronaldo Caiado (6%) e Romeu Zema (5%) completam a lista de cotados. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 130 cidades entre os dias 29 e 30 de julho.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo